Kit básico de estratégias para marketing digital

Marketing

Kit básico de estratégias para marketing digital

Kit básico de estratégias para marketing digital
Elaboramos um kit contendo três estratégias de marketing digital, dicas importantes e ferramentas gratuitas que ajudarão você a se destacar de forma rápida e com pouco investimento.
 

1. ESTRATÉGIAS DE PALAVRAS-CHAVE 

Identifique quais são as palavras-chave que seu público-alvo usa para procurar sobre seu produto, serviço ou conteúdo relacionados ao seu segmento. Feito isso, você precisa identificar e analisar seus concorrentes para definir suas estratégias de palavras-chaves.
 
  • Quais palavras-chave estão usando?
  • Como estão sendo ranqueados?
  • Qual a sua posição nos resultados de busca (pago e orgânico) comparado a eles?
  • Quais são os tipos de conteúdo que eles utilizam para essas palavras-chaves?

Criar um “diferencial” permitirá que você grave seu lugar em seu nicho. Para isso, você precisa preencher o “vazio” da concorrência. 

  • O que sua concorrência está fazendo que você poderia fazer melhor?
  • Sua concorrência não está fazendo algo que você poderia fazer?
  • Onde estão seus concorrentes no mundo digital?

Algumas ferramentas que irão te ajudar a levantar essas informações: 

Use ferramentas de checagem de backlink para ter uma visão mais profunda sobre os links de seus concorrentes. 

Principais:

Você também pode usar o Google Trends para avaliar as palavras-chave mais usadas em seu segmento e as mais procuradas de acordo com o interesse do seu público-alvo.

DICAS:  
 
  • Nem sempre as palavras-chave mais usadas serão as melhores escolhas, identifique palavras-chave que irão atingir diretamente seu público-alvo e que seus concorrentes não estão utilizando.
  • Entender o contexto de pesquisa vai ajudar você a usar palavras valiosas. Organize o seu grupo de palavras-chave em potencial por estágio do funil de vendas. (Você pode usar o funil como base na construção de seus conteúdos, palavras mais relacionadas a etapa de vendas, deverão ser evitadas em outras parte do funil).

2. ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO

O seu conteúdo agrega valor para o seu público-alvo?

Identifique quais são os conteúdos mais procurados pelo seu público e elabore materiais que atendam suas expectativas de acordo com o que estão buscando.

O seu conteúdo está ajudando o seu público a se informar sobre algo, solucionar um problema, ou contratar uma solução?

A estratégia do funil de inbound marketing pode ajudar na elaboração de conteúdo de acordo com que ele está procurando e em qual etapa do funil ele se encontra.

O seu conteúdo está no tempo certo?

Notícias importantes ou tendências no seu segmento irão aumentar a sua popularidade. Use o Google Trends para achar tópicos interessantes e construir seus conteúdos.

Os títulos de seus posts chamam a atenção?

Ótimos conteúdos podem estar escondidos atrás de um título ruim. Por isso, é importante criar títulos que chamem a atenção do seu público e  que tenham relação direta ao objetivo principal do seu conteúdo.  

Que tal contar uma história?

Às vezes mudar um pouco o estilo de conteúdo pode ajudar a trazer novas visitas. Conte histórias sobre onde seu produto ou seus serviços se destacaram, como um case de sucesso ou prêmios que receberam. Isso chamará a atenção do seu público, que passará a identificar potenciais que ainda não conheciam em sua empresa.
 
Seu conteúdo gera emoção?

Dependendo do seu segmento de atuação, criar conteúdo que tenha emoção pode se tornar viral. Quando o conteúdo desperta sensações positivas em seu público, eles provavelmente irão compartilhá-lo.

DICAS: 
 
  • Cite grandes nomes do seu segmento, como pesquisadores, escritores, especialistas, fornecedores, etc (Eles poderão te ajudar a espalhar o conteúdo);
  • Fique no topo das novidades do seu segmento e escreva sobre suas respectivas evoluções (Isso poderá gerar popularidade para seu conteúdo);
  • Faça com que as pessoas participem de estudos e pesquisas que vocês estão realizando (Peça opiniões e feedbacks para seu público, isso poderá criar um relacionamento mais próximo e trazer informações importantes);
  • Crie infográficos, e-books e white paper (Tenha várias formas de disponibilizar o seu conteúdo);
  • Encontre blogueiros que geram conteúdos sobre seu segmento e crie uma parceria (Eles podem linkar seus conteúdos e seus posts e isso ajudará em suas técnicas de SEO).

3. ESTRATÉGIAS DE MÍDIAS E REDES SOCIAIS

Os seus posts estão sendo postados no dia e no horário certo?

Use ferramentas gratuitas como Simply Measured ou Buffer para analisar o seu público pelos relatórios disponibilizados e identificar a frequência, dias e horários ideais para postar o seu conteúdo.  

Você está criando uma base de seguidores?

Crie legendas em seus posts que gere engajamento (fazendo perguntas, marcando pessoas/marcas, falando sobre algo do momento, etc.) Isso gerará comentários, curtidas, compartilhamentos, atraindo mais seguidores para suas redes sociais e para seu site.  Divulgue vídeos, artigos do seu blog, GIFs, “memes” do momento. Chame a atenção das pessoas para sua página.

O seu conteúdo é fácil para os leitores compartilharem nas redes sociais?

Coloque o botão “compartilhe” no conteúdo do seu site/blog. Plugins gratuitos para WordPress, como o ShareaHolic e o Share Buttons by AddThis são ideais para compartilhamento. Além disso, esses plugins geram relatórios sobre os compartilhamentos de seus conteúdos em cada rede social.

 DICAS: 

  • Crie contas em redes sociais que mais combinam com seu segmento;
  • Faça um relatório semanal, quinzenal e mensal sobre o desempenho de suas redes sociais;
  • Use links encurtados usando o Google URL ou Bitly que te ajudarão a ter insights detalhados sobre o desempenho do link;
  • Use (mas não abuse) #hashtags que possuem menção do seu segmento; (Isso aumentará seu alcance)
  • Responda comentários, mensagens e avaliações de seus seguidores, isso será fundamental para manter a sua base de “fãs”.
2145da114fe4064f20ea5b77272209cc?s=100&d=mm&r=g

CEO digimkt, especialista em estratégia de marketing digital, empreendedora e growth hacker. Possui pós-graduação nível especialização em marketing estratégico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em gestão de negócios pela Universidade de São Paulo (USP). Fundadora e organizadora oficial do grupo Growth Hacking São Paulo no Meetup.

;