Kit básico de estratégias para marketing digital

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Kit básico de estratégias para marketing digital

Elaboramos um kit contendo três estratégias de marketing digital, dicas importantes e ferramentas gratuitas que ajudarão você a se destacar de forma rápida e com pouco investimento.
 

1. ESTRATÉGIAS DE PALAVRAS-CHAVE 

Identifique quais são as palavras-chave que seu público-alvo usa para procurar sobre seu produto, serviço ou conteúdo relacionados ao seu segmento. Feito isso, você precisa identificar e analisar seus concorrentes para definir suas estratégias de palavras-chaves.
 
  • Quais palavras-chave estão usando?
  • Como estão sendo ranqueados?
  • Qual a sua posição nos resultados de busca (pago e orgânico) comparado a eles?
  • Quais são os tipos de conteúdo que eles utilizam para essas palavras-chaves?

Criar um “diferencial” permitirá que você grave seu lugar em seu nicho. Para isso, você precisa preencher o “vazio” da concorrência. 

  • O que sua concorrência está fazendo que você poderia fazer melhor?
  • Sua concorrência não está fazendo algo que você poderia fazer?
  • Onde estão seus concorrentes no mundo digital?

Algumas ferramentas que irão te ajudar a levantar essas informações: 

Use ferramentas de checagem de backlink para ter uma visão mais profunda sobre os links de seus concorrentes. 

Principais:

Você também pode usar o Google Trends para avaliar as palavras-chave mais usadas em seu segmento e as mais procuradas de acordo com o interesse do seu público-alvo.

DICAS:  
 
  • Nem sempre as palavras-chave mais usadas serão as melhores escolhas, identifique palavras-chave que irão atingir diretamente seu público-alvo e que seus concorrentes não estão utilizando.
  • Entender o contexto de pesquisa vai ajudar você a usar palavras valiosas. Organize o seu grupo de palavras-chave em potencial por estágio do funil de vendas. (Você pode usar o funil como base na construção de seus conteúdos, palavras mais relacionadas a etapa de vendas, deverão ser evitadas em outras parte do funil).

2. ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO

O seu conteúdo agrega valor para o seu público-alvo?

Identifique quais são os conteúdos mais procurados pelo seu público e elabore materiais que atendam suas expectativas de acordo com o que estão buscando.

O seu conteúdo está ajudando o seu público a se informar sobre algo, solucionar um problema, ou contratar uma solução?

A estratégia do funil de inbound marketing pode ajudar na elaboração de conteúdo de acordo com que ele está procurando e em qual etapa do funil ele se encontra.

O seu conteúdo está no tempo certo?

Notícias importantes ou tendências no seu segmento irão aumentar a sua popularidade. Use o Google Trends para achar tópicos interessantes e construir seus conteúdos.

Os títulos de seus posts chamam a atenção?

Ótimos conteúdos podem estar escondidos atrás de um título ruim. Por isso, é importante criar títulos que chamem a atenção do seu público e  que tenham relação direta ao objetivo principal do seu conteúdo.  

Que tal contar uma história?

Às vezes mudar um pouco o estilo de conteúdo pode ajudar a trazer novas visitas. Conte histórias sobre onde seu produto ou seus serviços se destacaram, como um case de sucesso ou prêmios que receberam. Isso chamará a atenção do seu público, que passará a identificar potenciais que ainda não conheciam em sua empresa.
 
Seu conteúdo gera emoção?

Dependendo do seu segmento de atuação, criar conteúdo que tenha emoção pode se tornar viral. Quando o conteúdo desperta sensações positivas em seu público, eles provavelmente irão compartilhá-lo.

DICAS: 
 
  • Cite grandes nomes do seu segmento, como pesquisadores, escritores, especialistas, fornecedores, etc (Eles poderão te ajudar a espalhar o conteúdo);
  • Fique no topo das novidades do seu segmento e escreva sobre suas respectivas evoluções (Isso poderá gerar popularidade para seu conteúdo);
  • Faça com que as pessoas participem de estudos e pesquisas que vocês estão realizando (Peça opiniões e feedbacks para seu público, isso poderá criar um relacionamento mais próximo e trazer informações importantes);
  • Crie infográficos, e-books e white paper (Tenha várias formas de disponibilizar o seu conteúdo);
  • Encontre blogueiros que geram conteúdos sobre seu segmento e crie uma parceria (Eles podem linkar seus conteúdos e seus posts e isso ajudará em suas técnicas de SEO).

3. ESTRATÉGIAS DE MÍDIAS E REDES SOCIAIS

Os seus posts estão sendo postados no dia e no horário certo?

Use ferramentas gratuitas como Simply Measured ou Buffer para analisar o seu público pelos relatórios disponibilizados e identificar a frequência, dias e horários ideais para postar o seu conteúdo.  

Você está criando uma base de seguidores?

Crie legendas em seus posts que gere engajamento (fazendo perguntas, marcando pessoas/marcas, falando sobre algo do momento, etc.) Isso gerará comentários, curtidas, compartilhamentos, atraindo mais seguidores para suas redes sociais e para seu site.  Divulgue vídeos, artigos do seu blog, GIFs, “memes” do momento. Chame a atenção das pessoas para sua página.

O seu conteúdo é fácil para os leitores compartilharem nas redes sociais?

Coloque o botão “compartilhe” no conteúdo do seu site/blog. Plugins gratuitos para WordPress, como o ShareaHolic e o Share Buttons by AddThis são ideais para compartilhamento. Além disso, esses plugins geram relatórios sobre os compartilhamentos de seus conteúdos em cada rede social.

 DICAS: 

  • Crie contas em redes sociais que mais combinam com seu segmento;
  • Faça um relatório semanal, quinzenal e mensal sobre o desempenho de suas redes sociais;
  • Use links encurtados usando o Google URL ou Bitly que te ajudarão a ter insights detalhados sobre o desempenho do link;
  • Use (mas não abuse) #hashtags que possuem menção do seu segmento; (Isso aumentará seu alcance)
  • Responda comentários, mensagens e avaliações de seus seguidores, isso será fundamental para manter a sua base de “fãs”.
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CEO digimkt, especialista em estratégia de marketing digital, empreendedora e growth hacker. Possui pós-graduação nível especialização em marketing estratégico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em gestão de negócios pela Universidade de São Paulo (USP). Fundadora e organizadora oficial do grupo Growth Hacking São Paulo no Meetup.
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