O que é um growth Hacker

Growth Hacking

O que é um growth Hacker

O termo “Hacking” muitas vezes tem uma conotação negativa associada aos “Famosos Hackers” da programação. Contudo, no caso de Growth Hacking, o “Hacking” se refere à solução alternativa ou ao atalho focado em crescimento rápido.

Se o assunto pareceu bastante interessante, eu recomendo a leitura do artigo completo sobre o assunto: O que é Growth Hacking e como começar

Para que o Growth Hacking seja executado, é preciso ter um Growth Hacker.

Mas afinal, o que é um Growth Hacker?

O Growth Hacker é a pessoa que possui a missão de alcançar o crescimento rápido dos negócios, com a principal tarefa de buscar soluções de crescimento rápido e escalável.

Gerente de Marketing Digital VS Growth Hacker:

Para começar, você precisa entender que as funções do Growth Hacker são totalmente diferentes do Gerente de Marketing Digital. Apesar dos objetivos serem os mesmos, suas metodologias de trabalho e suas táticas são distintas.

Funções de um Growth Hacker:

O Growth Hacker é focado em alcançar um objetivo, utilizando pensamento criativo e analítico para alavancar a rentabilidade do negócio. Ele costuma optar por técnicas específicas, tais como a otimização de motores de pesquisas, atividades em mídias sociais, e outros métodos não convencionais. Ou seja, ele se concentra no aumento de vendas dos produtos ou dos serviços, utilizando criatividade, experimentos, hipóteses e recursos que não necessitam de investimentos altos.

Funções de um Gerente de Marketing:

O Gerente de Marketing Digital é o responsável por administrar os processos que promovem uma marca, um produto ou um serviço. Ele cria, desenvolve, implementa e gerencia a equipe e as estratégias que aumentam a presença online de um negócio.

As principais diferenças:

Growth Hacker:

Gerente de Marketing Digital:

  • Busca soluções de médio a alto custo;
  • Métodos tradicionais (estratégias específicas);
  • Utiliza canais online;
  • Implementação de curto a longo prazo para execução das estratégias;
  • Concentrado no processo para atingir a meta;
  • Funil de Inbound Marketing (Atrair, Converter, Fechar e Fidelizar).

3 importantes áreas que o Growth Hacker precisa dominar:

  • Comportamento do consumidor: Criar experimentos usando a psicologia do consumidor;
  • Tecnologias e Marketing: Facilitadores para executar esses experimentos;
  • Planejamento e processos: Planejar e estruturar o processo dos experimentos, podendo mensurar e escalar as atividades exercidas.

Fundamentais características de um Growth Hacker:

Analítico – Analisar os dados e identificar resultados;
Criativo – Com pouco orçamento disponível, ele precisa maximizar seus esforços e encontrar soluções para adquirir clientes;
Curioso – Buscar entender o motivo e como os usuários se envolvem com o produto;
Informado – Dominar várias ferramentas para alavancar o produto;
Focado – Priorizar experimentos para atingir o objetivo;
Persistente – Conduzir o crescimento escalável, realizar vários testes e reaproveitar técnicas já comprovadas;
Multidisciplinar – Compreender os principais aspectos de Marketing, Tecnologia e Engenharia da empresa.

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CEO digimkt, especialista em estratégia de marketing digital, empreendedora e growth hacker. Possui pós-graduação nível especialização em marketing estratégico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em gestão de negócios pela Universidade de São Paulo (USP). Fundadora e organizadora oficial do grupo Growth Hacking São Paulo no Meetup.

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